Saber como provar seu arrependimento depois de prejudicar a relação é mais do que importante na hora da reconquista, inclusive, quando você aprontou com a pessoa que ama. Em geral, quando isso acontece, é normal que o seu namorado ou namorada, esposa ou marido simplesmente acreditem que você não presta e que não dá valor à relação de vocês.
Se não é nenhum desses casos o seu, então, é preciso mostrar arrependimento, porém, não pense que apenas pedir desculpas a sua ex ou ao seu ex será suficiente. Você precisará fazer muito mais o que isso, o que inclui, portanto, na hora de saber como provar seu arrependimento depois de prejudicar a relação, alguns itens, como os descritos abaixo:
– Mostrar na prática que você está arrependido(a)
– Provar para ex que você mudou;
– Garantir que não vai cometer os mesmos erros;
– Conseguir reconquistar a confiança da pessoa que você ama;
– Ter um comportamento diferenciado daquele que motivou o fim da relação.
Como você pode ver, mostrar arrependimento depois de prejudicar a relação não é uma tarefa fácil, uma vez que possui estágios diferentes, os quais você consegue avançar à medida que obtiver sucesso com o passo anterior. Por isso, paciência e perseverança são fundamentais, se essas não são características suas, ou terá que desenvolvê-las ou simplesmente desistir do seu ou da sua ex – a decisão depende apenas de você.
No caso de decidir por lutar pela pessoa que ama, mesmo que isso signifique algumas noites sem dormir, a possibilidade de ter que engolir alguns sapos, ser ignorado em alguns momentos e mesmo assim continuar tentando, algumas dicas podem amenizar o seu sofrimento (merecido) nessa hora. Veja como provar seu arrependimento depois de prejudicar a relação:
Como provar seu arrependimento na prática
Índice de conteúdo:
Pedir desculpa é um começo, mas é apenas 1% do que você terá que fazer para reconquistar a pessoa que ama depois de ter prejudicado a relação – o que levou ao fim da mesma. Depois que a poeira baixar e você achar que ex estará receptível ao seu contato, faça uma ligação, convide para um café e prepare-se para se desculpar. No entanto – caso a pessoa aceite o seu convite –, você deve ser convincente e junto com a desculpa elencar os motivos que o levaram a agir de modo que prejudicasse a relação. No entanto, para os seus argumentos serem críveis, é preciso que:
– não coloque a culpa no outro pelos seus atos;
– não se faça de vítima;
– não se faça de coitado ou de coitada;
– não se humilhe;
– não mostre rancor nem mágoas.
Ou seja, você deve agir da seguinte forma:
– com cordialidade/simpatia/carisma;
– manter o respeito com a pessoa que ama e consigo mesmo;
– mostrar ser digno(a);
– explicar as suas razões de forma simples, mesmo que para isso deva admitir como você foi ciumento(a), ignorante, possessivo(a), mentiroso(a), manipulador(a), invejoso(a), etc.
Como provar para ex que você mudou
A partir do primeiro encontro, caso consiga ter convencido ex de que está arrependido(a) e isso tenha aberto uma porta ou mesmo uma pequena fresta pela janela, é possível continuar com os seus planos de reconquista. O segundo passo consiste em provar para ex que você mudou e a melhor forma de conseguir isso é mudando de verdade.
Para tanto, avalie bem o que você fez que causou o fim da relação, jogue limpo consigo mesmo e admita os seus defeitos. Embora eles sejam inerentes ao ser humano, é preciso identificá-los e saber controlá-los para que não prejudique a si mesmo e nem aos outros – como acabou de acontecer.
A partir de então, basta mudar. É fácil? Não. Pode demorar? Sim. Você pode ter recaídas? Sim. Compara-se a mudança de comportamento com a situação em que se encontra um alcoólatra decidido a terminar com o vício. A dificuldade em largar a bebida é proporcional ao nível de alcoolismo que ele possui.
Com os seus defeitos acontece a mesma coisa, sendo que para o alcoólatra pode ser mais fácil, já que o seu problema é identificado de modo mais claro. Você pode ficar na dúvida sobre, entre os seus defeitos, qual foi o grande causador do fim da sua relação. Ou seja, aquele que deve ser observado com mais severidade e que deve ser controlado mais rapidamente em sua personalidade.
Enquanto você passa por esse processo, deve por em prática o seu plano de reconquista. No caso de ex gostar de falar sobre os seus defeitos quando vocês se reencontrarem, encare isso como um workshop a seu respeito. Deixe ex falar tudo o que deseja, assim, talvez você possa se conhecer um pouco melhor, através dos olhos de outra pessoa, e perceber qual o seu pior defeito.
Já na hora de mudar, você deve observar melhor as suas atitudes, pensar antes de agir e falar e considerar se os seus gestos e palavras não vão prejudicar a sua vida e das pessoas ao seu redor. Essa é uma forma de controlar o seu defeito e quem sabe um dia conseguir se livrar dele.
Como garantir que não vai cometer os mesmos erros
A partir do momento que você começa a agir de modo diferente, mostrando uma nova atitude perante a vida, não cometendo os mesmos erros do passado e evitando ao máximo não repetir o que estava atrapalhando a sua relação você estará mostrando não só que mudou, mas que não cometerá os mesmos erros.
Porém, isso deve ser uma atitude diária em sua vida para obter sucesso nos seus propósitos de mudança e reconquista. É bem provável que ex vai estar de olho bem aberto, observando o seu comportamento e qualquer resvalada pode ser o fim das suas chances de trazer pessoa amada de volta.
Como reconquistar a confiança da pessoa que você ama
Já a confiança de ex é outro momento crucial da sua reconquista. Mesmo que você mostre que está se esforçando para mudar, que o arrependimento é real, etc, uma confiança abalada é difícil de ser resgatada 100%. Isso exige mais tempo e conforme o tamanho do problema que você criou quando agiu errado e levou a relação para o abismo pode demorar algum tempo maior para resgatar a confiança de ex.
Mesmo que haja uma reconciliação, isso não significa que a pessoa amada confia em você como uma vez. No entanto, a retomada do relacionamento mostra que você está no caminho certo.
Como ter um comportamento diferenciado
Por fim, o resultado do seu processo de arrependimento deve promover a sua mudança de comportamento, eliminando, inclusive, as suas atitudes que motivaram o fim da relação. Se você é ciumento(a) deve saber controlar e mesmo não demonstrar, se você tem problemas em ser possessivo(a) deve abolir ações possessivas em relação à pessoa que ama.
O mesmo acontece com os demais defeitos que você identificou em você mesmo e que agora sabe que deve eliminá-los de sua vida, inclusive, da amorosa, para que não seja mais o responsável pelas brigas inúteis que você promovia com ex. Essa mudança toda não é apenas benéfica para a sua relação, mas sim, para a sua vida, pois poderá viver de forma mais tranquila e feliz.