Se você quer aprender a ter atitudes românticas para reatar com a ex, mas não sabe por onde começar. Siga o exemplo do poeta:
Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a dum jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar
E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto convidou-a pra rodar
Então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar
Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar
Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar
E cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram a se abraçar
E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade que toda a cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos
Tantos gritos roucos como não se ouvia mais
Que o mundo compreendeu
E o dia amanheceu
Em paz.
(valsinha de Vinicius de Moraes e Chico Buarque/1970)
Esta música faz alusão a um homem que chegou diferente e de uma forma inesperada. O romantismo em sua essência é isso: é utilizar de todos os momentos, mesmos os mais impensáveis, para surpreendera a pessoa amada. Com raríssimas exceções, gostamos de mimos, amorosidades e surpresinhas que nos tirem da rotina e ponha um pouco mais de emoção e porque não dizer, tesão! Aqui está o princípio para quem quer aprender a ter atitudes românticas para reatar com a ex.
Uma atitude muito válida é quebrar padrões de comportamento. Sim, é a velha dica, faça diferente daquilo que se espera! Se faça interessante. Não há mulher no mundo que não se surpreenda com uma atitude diferente. Isso demonstra que você é capaz de mudar e se isso for o empecilho no relacionamento, deixa de ser a partir do momento em que você demonstra que é capaz de mudar.
Outra coisa legal e que funciona sempre com a ex: seja maduro. Às vezes devemos passar por cima de ciúmes bobos, mesmo porque são bobos. Tem que analisar a situação e avaliar o tamanho real das coisas, por exemplo: será que eu não fui muito intransigente? Será que não tinha outra forma de dizer o que queria? E assim vai se avaliando naquilo que você pode fazer.
Se você quer voltar a se relacionar, a reatar o relacionamento é porque valeu a pena, você teve e tem ganhos com ele. Portanto, tem que fazer alguma coisa para ser diferente. Romper com um padrão de relacionamento e voltar para o mesmo padrão sem nenhuma promessa de ganhos, não funciona. Há pessoas que até ficam violentas porque não sabem romper, ou não querem romper com esse padrão de relacionamento e quando acontece um rompimento inesperado, a coisa pega fogo!
Tem preguiça de ter atitudes românticas para reatar com a ex?
Dou muita risada quando esse é o tema da dificuldade de reatar. Quem ama não tem preguiça! Como diz o ditado popular: “faço de um tudo pra ter essa mulher de volta pra mim”. E é verdade mesmo. Se você está com preguiça, então algo ta errado. O amor não é matéria prima esgotável, não tem fim, só começos. O exercício unilateral cansa mesmo, mas cansa! Não dá preguiça, é diferente. A preguiça domina quando entendo que algo não é tão importante assim e deixo pra depois. O cansaço da batalha da reconquista passa por outro viés, é o viés estratégico, ou seja, paro porque estou cansada, mas já vou recomeçar com outra estratégia. Fazer uma DR – discutir a relação é saudável, mas tem hora pra isso.
Reatar significa que você vê futuro, vê felicidade, vê esperança. Quando esse horizonte positivo não existir mais você desiste da pessoa.
Só reato meu relacionamento por amor?
Pois é… Teríamos que conversar “face to face” de que amor estamos falando não é?… Penso que só por amor reatamos. A paixão fica pra segundo plano, isso se ela existir. Acho que o problema é quais os critérios que se tem para dizer que isso é amor ou não é amor. As expectativas para com as pessoas, com a vida em geral mudam com o passar dos anos. Uma coisa que era fundamental nos seus relacionamentos de adolescentes podem não ser mais quando adulto, isso muda muito.. Existem até casos em que as pessoas mesmo amando, se separam porque ainda não conseguiram habilidades de convivência, lastimável, mas é real e temos que respeitar o limite de cada um, não é mesmo?
De qualquer forma penso que um senso de amor você deve ter. Se há apenas ganhos unilaterais alguma coisa está errada. Não estou em um relacionamento para amar por dois ou o outro me amar por dois. Quando há amor, há ganhos para ambas as partes e reatar sempre será a melhor coisa a fazer.
Seja sincero com você e com quem você ama! Se alguma receita houver para os relacionamentos, a sinceridade é uma delas. Não estou dizendo que você deva ser sincero/sincera a ponto de usar da verdade para ferir, humilhar e oprimir. Estou a dizer que usar da sinceridade sempre é bom, quando e como você saberá. Se não souber se aconselhe com pessoas em que você confie.
Não gosto de falar de mim para outras pessoas
Meus queridos e queridas, quero contar um segredo para vocês: os problemas de relacionamentos amorosos, só mudam de endereço! Sim, sim. Todos nós queremos ser felizes com as pessoas que escolhemos para conviver. O princípio sem dúvida nenhuma é a felicidade. Estar sozinha/o nessa empreitada de achar o equilíbrio da vida é penoso demais. Não dá certo. Procure pessoas para te ajudar. Não fique sozinho. A solidão faz você pensar que não tem mais jeito, faz pensar que não merece ou precisa de ajuda e tanto uma atitude como a outra, passa muito próximo ao orgulho.
Então resumindo nosso papo: tenha atitudes românticas para reatar com a ex, atitudes diferentes do que você costumava ter! Surpreenda, seja interessante, fale de coisas interessantes, reveja seus padrões de conduta/seja maduro, não tenha preguiça, sempre reveja os critérios daquilo que você chama de amor, converse com as pessoas e procure ajuda. Às vezes uma experiência que alguém passa pode ser muito bom pra você tomar uma decisão e não se sentir sozinha/o.
E por último, lembre-se: a parte de qualquer conceito espiritual que possamos ter para nossas vidas, não há sentido algum em estar na vida se não for pra ser feliz e a felicidade é pra todas as pessoas do bem, inclusive pra você! Então se reatar te faz feliz, porque não?