Encarar uma separação é muito mais difícil do que parece inicialmente. E isso é bastante compreensível. Afinal, ninguém casa pensando em se divorciar, certo?
Quando o divórcio acontece, não é apenas a questão emocional que entra em jogo, mas também toda a vida em comum que você tinha com seu amor. A casa, a família, os parentes e amigos, as coisas que vocês costumavam fazer juntos, os lugares que frequentavam, os investimentos financeiros, os planos pessoais, etc.
Tudo isso vai precisar se modificar para encarar a nova fase da vida e se você não se preparar para superar isso, é muito fácil que a depressão te pegue.
Por isso hoje vou falar com você sobre o que você precisa fazer para se fortalecer. Não importa se você o quer de volta ou não, a reconquista pode acontecer independentemente da situação que culminou a separação. O que você precisa é ter força para encarar essa fase e dar a volta por cima, pois se estiver debilitado, sofrendo e carente, dificilmente conseguirá um novo amor ou, até mesmo, reconquistar a pessoa amada.
Como superar um divórcio?
Índice de conteúdo:
Fácil não é, mas não é impossível. Eu costumo dizer que a melhor forma de lidar com essa fase é agir como se estivesse se curando de um vício. Veja quais são as principais etapas:
1º Faxina sentimental
Você precisa se desfazer de objetos, fotos, cartas, lembranças que te façam pensar no ex o tempo todo. Mesmo que não queira jogar no lixo, guarde tudo numa caixa e feche-a definitivamente, guardando-a em um lugar que você não acessa sempre, como no sótão, por exemplo.
Isso é importante porque a mente possui gatilhos que são disparados pelos sentidos. Se você tirar do seu campo visual tudo o que faz você se lembrar do seu amor, sua mente terá a chance de pensar em outras coisas sem a presença constante desse fantasma.
2º Mudança de hábitos
Quando alguém quer parar de fumar, por exemplo, uma forma de conseguir se controlar no dia a dia é mudar radicalmente seus hábitos para cortar a relação de suas ações com o vício. Você deverá fazer a mesma coisa.
Se você costumava levar o cão passear pela manhã sempre no mesmo horário, pois na volta vocês tomavam café juntos, tome café primeiro e depois vá passear com o cachorro – e mude a rota para que o passeio seja diferente.
Ou seja, toda a sua rotina ligada a casa e ao casamento deve mudar para que você crie novas rotinas mentais e emocionais.
3º Inicie uma nova atividade
Seja um esporte, aula de pintura, marcenaria, escrever um livro, reformar os móveis, fazer um trabalho voluntário ou mudar de área profissional. Escolha uma atividade que esteja dentro das suas condições de tempo, dinheiro e interesse para transformar seu dia. Invista nisso com boa vontade e empenhe sua energia para produzir coisas novas e bonitas.
Dessa forma você estará sacudindo seu mundo e promovendo o início de uma nova fase, uma etapa mais feliz e realizadora.
Com esses 3 passos você estará apto a se fortalecer até mesmo para reconquistar a pessoa amada sem as mágoas do divórcio.