Como dar a volta por cima – Melhorando a relação após reconquistar

Como dar a volta por cima no relacionamento? É possível fazer da segunda chance o relacionamento perfeito!

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm quando consideram a reconquista de seus parceiros é sobre o que vai acontecer após reatar o relacionamento. Afinal, se em algum momento houve a separação, existiu um problema com o casal. Se nada for feito, este problema pode continuar existindo e causar novos conflitos. Hoje vamos ver que essa situação não precisa – nem deve – ser a regra. A reconquista pode ser um processo que fortalece a união do casal, ao invés de enfraquecê-la. Veja como:

Entendendo o término

Fazer uma reflexão sobre os motivos que levaram ao término é um exercício que deve ser feito preferencialmente antes da reconquista. Mas este nem sempre é o caso. O casal pode escolher reatar num impulso devido à falta que um faz ao outro, à saudade, ou por um sentimento de arrependimento pelo fim. Isto não é um problema. Todos estes são bons motivos para querer voltar a estar com o seu companheiro ou companheira. A armadilha é se dar por satisfeito com isso e fingir que o término nunca aconteceu.

Se o motivo do término é simplesmente ignorado, a relação continua no mesmo lugar. Parece ótimo, mas o problema continua lá! A dica é: reflita sobre os seus motivos e peça que seu parceiro faça o mesmo. Depois exponham às suas conclusões e tenham uma conversa honesta e sincera sobre elas. Esta conversa nem sempre é fácil, claro. Mas nela muitas vezes são percebidos detalhes e sutilezas sobre nosso próprio comportamento que podemos não ter notado antes. Enxergar os próprios erros não é fácil.

A chave para uma conversa saudável é evitar acusações e atribuições de culpa. Isto não é importante e não ajuda em nada. Procure entender os sentimentos do seu companheiro e expôr os seus, de forma honesta e tranquila. Você perceberá que os acontecimentos que cercam o término, que muitas vezes são confusos, ficarão mais claros.

Um novo começo

Agora que você entende melhor as ações e sentimentos que causaram mágoas e tristeza, está pronto para fazer algo a respeito. Ouça o que seu parceiro gostaria que fosse diferente e diga o que você pode tentar fazer para que isto aconteça. Lembrem-se sempre de manter a honestidade e a tranquilidade ao fazerem este tipo de comprometimento.

Fazer promessas que você talvez não consiga cumprir, apenas para agradar o companheiro pode parecer uma boa solução na hora, mas tem consequências ruins no futuro. Se você discorda de alguma coisa, diga. Parte de estar em um relacionamento é entender as limitações e dificuldades de quem se está junto. Este exercício pode parecer difícil, mas uma vez que é levado com sinceridade e carinho ajuda a fortalecer os laços que existem entre vocês.

O mesmo vale na hora de aceitar as propostas que seu parceiro ou parceira fizer. Se alguma mudança sugerida não lhe parece ser boa, ou parece não resolver o problema, esta é a hora para dizer. Aceitar uma postura que lhe desagrada apenas para deixar o outro feliz resolve na hora, mas pode criar mágoas e ressentimento futuros. Não adianta também ficar apenas criticando. Exponha os motivos que te fazem acreditar que aquilo não é uma boa opção e sugira alternativas sempre que possível.

A conversa sobre como superar um problema não deve partir apenas de uma pessoa e ser recebida pela outra cegamente. É uma troca de ideias. É a construção de algo juntos.

Vivendo melhor

Após os dois entenderem o que não estava bom e o que pode ser feito para melhorar, vêm a melhor parte: viver o relacionamento novamente!

É hora de curtir toda a delícia de estar novamente em um relacionamento com alguém que se ama e aproveitar cada minuto. Mas é hora também de prestar atenção no próprio modo de agir e se perguntar sempre se você está mantendo a sua parte nas conversas que tiveram. Se algo estiver sendo difícil, converse sobre o assunto com seu parceiro. Esteja disponível para que ele ou ela faça o mesmo. Continue praticando a honestidade e a compreensão nestes diálogos.

O hábito e a confiança de resolver os problemas da relação juntos, ao invés de tentar escondê-los ou obrigar o outro a conviver com eles cria-se um laço muito mais forte. Não só você poderá viver um relacionamento mais tranquilo, forte e seguro a cada dia, como também estará mais preparado para lidar com qualquer crise que aconteça no futuro. É disto que relacionamentos duradouros são feitos: da capacidade de se apoiar um no outro para superar as dificuldades.

E você? Já passou por este tipo de situação? Como lidou com ela? Deixe suas histórias e dicas nos comentários!

Deixe um Comentário