Muitas vezes, uma segunda é o suficiente para conseguirmos mostrar que somos capazes de agir melhor. Entretanto, quando essa segunda chance envolve questões do coração, provar que você merece uma nova oportunidade nem sempre é algo muito simples. É difícil sbaer quando vale a pena tentar de novo, se é possível perdoar ou não, porque sempre fica aquele insegurança de que o retorno seja ainda pior. A indecisão é grande, as dúvidas são muitas, mas sempre há uma maneira de dosar os prós e contras e chegar a uma conclusão. Se você está querendo provar que merece uma segunda chance, lembre-se que seu antigo companheiro pode considerar algumas questões.
Tenha em mente que: se há amor de verdade e disposição para rever determinadas atitudes, por que não tentar? Procure o ex e dizer: “quero tentar de novo”. Se o outro sinalizar que está aberto para o diálogo, é possível conversar e estabelecer as novas bases do relacionamento. Quem volta apenas porque ama, sem resolver os problemas que levaram ao rompimento, vai reviver as crises, os conflitos, os desencontros. Não dá para ter uma recaída, ficar louco de vontade pelo outro, procurá-lo, repetirem “juras de amor eterno”, dizer que não vai mais acontecer.
Começar de novo deve representar o início de algo novo. Pedir e dar uma segunda chance são posturas destinadas apenas para pessoas maduras, que sabem bem o que querem da vida e onde querem chegar, especialmente no que se refere a relacionamentos. Relacionamentos não podem ser remendados, mas se o amor for verdadeiro, é possível provar isso ao companheiro e garantir uma novo recomeço para este amor.
Confira algumas dicas de como provar que você merece uma segunda chance.
Questione seu companheiro
- Lembre-o que errar é humano. A primeira coisa a fazer é avaliar se você realmente merece uma segunda chance. Se você já tiver cometido diversas vezes o mesmo erro, talvez seja hora de deixar a vida seguir seu curso natural. Entretanto, se você estiver mesmo pedindo sua segunda chance, lembre seu parceiro que cometer o erro é algo da natureza humana. Seja o erro uma traição ou outra atitude que magoou muito seu parceiro. Mostre arrependimento real pelo erro cometido e garanta que está disposta a fazer de tudo para reparar isso e recuperar o relacionamento. Evite lembrar de situações em que você deu uma segunda chance, porque isso pode ser interpretado de forma negativa.
- Mudar é a palavra chave na luta pela reconquista. Se ele voltar, não será para a mesma mulher que deixou. Essa mulher que errou ele já conhece bem e não quer mais. Antes de considerar uma tática, você precisa decidir até que ponto as queixas dele eram justas e quanto está disposta a mudar seu comportamento. Porém, não adianta agir como ele espera só para fazer média. Afinal, o objetivo não é apenas que ele volte, mas que fique.
- Aposte na saudade e nos bons momentos. Quando um relacionamento passa por algum problema, é normal que muita gente fique focando apenas nos pontos negativos e nos defeitos do outro. Por isso, sentir uma nostalgia e muita saudade das coisas boas é comum, especialmente se estiverem passando algum tempo separados em decorrência dessa falha cometida. Ajude o seu companheiro a se lembrar das coisas boas que já viveram juntos, sem focar apenas no erro ou naquele defeito em particular. Entretanto, lembre-se sempre que nenhum ponto positivo ou memória feliz é suficiente para apagar o erro que foi cometido. Você pode usar essas recordações apenas como forma de lembrá-lo que você ainda tem mérito para merecer segunda chance. Comente sobre outras situações em que você agiu pensando apenas no sentimento de vocês, como você realmente se importa com essa relação e está disposta a agir de forma diferente para não perder esse seu amor. Mas só prometa mudanças se você realmente estiver disposto e for capaz de agir diferente com relação a esse erro cometido, para o qual você está pedindo uma segunda chance. Serão também os seus acertos do passado que irão indicar o quanto você merece uma segunda chance.
- Reforce os planos que vocês tinham para o futuro. Lembre ao seu parceiro de todos os planos que vocês tinham para o seu futuro, como vocês já tinham desejado conquistar e realizar várias coisas juntos. Ao relembrar esse tipo de plano, é importante fazer seu parceiro pensar se quer construir uma vida longe de você ou ao seu lado. É preciso conseguir mostrar para o seu companheiro que a vida não tem sentido se vocês estiverem separados, por isso você é merecedora de uma nova oportunidade. Lembre que vocês dois faziam bem e contribuiam um para o futuro do outro. O relacionamento de vocês deve ser lembrado como algo que dava ânimo um ao outro, tornando as dificuldades da vida mais simples de serem encaradas.
- Os psicólogos dizem que o amor apóia-se sobre o tripé: amizade, paixão e respeito. Basta um deles fraquejar para a estrutura desabar. A maneira mais eficiente de colocá-lo de pé outra vez é recuperar o respeito que foi perdido com essa falha, porque todo o resto vai depender disso. O primeiro degrau rumo à reconquista é não dar passo algum – não na direção dele. A ideia é fazê-lo perceber que saiu perdendo por tê-la dispensado. Então, mantenha a calma e não o procure. Pelo menos nos dois ou três primeiros meses da separação. Esse é o espaço de tempo que os especialistas costumam chamar de “fase do alívio”, quando a tendência é seu amado se sentir livre, mas ainda não está preparado para enfrentar o fato de que foi esquecido. Essa é a hora certa para suas amigas ajudarem, aproveitando todas as chances para comentar com o rapaz que você está ótima.
- Deixe claro os motivos pelos quais você quer uma nova chance. Se o sentimento entre vocês for verdadeiro, outras pessoas estarão dispostas a ajudá-los nessa empreitada, para recuperar esse relacionamento. Tome apenas cuidado para que as pessoas não acabem pressionando o seu amado, de forma que ele acabe aceitando te dar uma segunda chance apenas por pressão e não porque realmente quer isso para sua vida novamente. Para que você também não sofra no relacionamento, é importante que você saiba diferenciar se o companheiro estará te dando mais uma chance por amor sincero ou apenas por estar se sentindo carente com o fim do relacionamento. Uma segunda chance só valerá a pena para vocês dois se for para ser melhor.
- Existem algumas dicas para evitar que problemas como estes surjam novamente na vida do casal. Num relacionamento, é muito importante posturas como partilhar experiências, poder confiar no outro, crescer como pessoa são necessidades emocionais importantes num relacionamento. Lembre-se ainda que:
– Quem não se sente importante para o outro também não se sente motivado para ficar;
– Ninguém aguenta a responsabilidade de ser o ar que o parceiro respira;
– Por mais que a ame, é natural que ele queira um mínimo de privacidade;
– Nem tudo que se faz por amor é necessariamente bom para seu amado – ou é o que ele deseja que você faça;
– Ser solidária e dar apoio não é a mesma coisa que tentar controlar e dirigir a vida dele;
– As incompatibilidades só ficam perigosas quando você faz de conta que elas não existem.
Aproveite para conferir suas chances na reconquista do seu amor fazendo o teste da reconquista.