Um dos maiores medos de quem está em um relacionamento sério é o risco de um possível afastamento da pessoa amada. Mas você sabe o que faz um amor se afastar?
Reuni uma série de motivações para esse afastamento, assim você vai entender melhor o que o seu namorado pensa e o que pode levá-lo a se afastar de você.
Mas antes de descobrir quais são as principais razões para seu namorado se afastar de você, lembre que não é bom ficar bancando a vítima, afinal de contas ambos podem ter culpa no cartório! Veja se comete alguns desses 7 erros da sedução.
Além disso, tente não se sentir culpada por todas as coisas ruins que ocorrem na vida do casal. Na hora de decidir como agir para evitar o afastamento, reflita sobre suas ações, assumindo sua responsabilidade quando for o caso e admitindo que você não é a grande responsável em outras ocasiões.
Veja o que faz um amor se afastar
Índice de conteúdo:
1. Falta de sintonia sexual
O seu gato pode se afastar de você em função da falta de sintonia sexual. Se as transas do casal não são mais satisfatórias como antes, existe a possibilidade de frustração sexual, que pode levar ao afastamento do cara, caso você não faça nada para melhorar a situação. Porém, isso não quer dizer que você deve fazer todas as vontades dele, priorizando o prazer dele sobre o seu. O que vocês precisam fazer é conversar mais, com o intuito de trabalhar em conjunto para que o sexo volte a ser ótimo para os dois.
Outro problema sexual diz respeito à frequência com que as relações ocorrem. Se, por algum motivo, você nunca tem tempo ou raramente está disposta a transar com seu namorado, é claro que ele irá se estressar. O contrário também vale, mesmo que o consenso seja de que os homens queiram transar sempre que possível. Independentemente de quem esteja desejando mais, é essencial perceber essa divergência, de modo a identificar seu motivo e resolver o quanto antes.
2. Medo de se envolver
O envolvimento em um namoro engloba não somente o sexo, mas também o aspecto emocional. Caso o homem esteja inseguro em relação ao que sente ou não saiba como lidar com a possibilidade de um envolvimento cada vez mais profundo, o afastamento torna-se iminente, especialmente quando você pressiona o cara para que ele se abra mais, por exemplo.
O oposto também pode ocorrer, isto é, você não está tão preparada para se envolver do jeito que o rapaz espera. Assim sendo, ele pode preferir se afastar de você, por pensar que o relacionamento não terá futuro devido à sua postura. Por conta disso, é fundamental se comunicar honestamente, com a finalidade de esclarecer o que o casal deseja. E se houver dificuldade para se entregar mais à relação, basta procurar por ajuda, seja de amigos ou até de um profissional, como um terapeuta.
Dependendo dos conflitos internos que levam um ou outro a não se deixar envolver, há a auto-sabotagem, em que a pessoa que sofre uma espécie de bloqueio age como se quisesse que o namoro acabasse. No entanto, o que a pessoa realmente quer é auxílio para perder esse medo de lidar com os próprios sentimentos e com as exigências de um relacionamento mais profundo.
3. Química por um triz
No começo de um namoro, a química do casal está a todo vapor. Contudo, essa sintonia pode ir esfriando como o tempo, ficando por um triz, o que tende a levar ao afastamento. Claro que a química é causada por algo que não controlamos, mas é possível adotar algumas medidas para estimular que a chama continue acesa. Isso vale tanto para você quanto para o cara. Por exemplo: façam programas semelhantes aos que faziam no começo do namoro, usem a criatividade para realizar atividades diferentes e não cair na rotina, etc.
4. Cobrança atrás de cobrança
O seu amor também pode se afastar porque você virou um tipo de mãe, que fica cobrando que ele faça coisas do jeito que você deseja. Especialmente quando ficamos mais à vontade com o amado, é comum que tomemos algumas liberdades para exigir determinados comportamentos e ações. Porém, é imprescindível se fiscalizar para que essa pressão sobre o moço não fique pesada demais, servindo como um estímulo para que ele se afaste.
Ao querer algo diferente, não precisa ficar calada e se conformar, a fim de evitar conflitos. O que pode ser feito é pedir que o cara mude, mas sem parecer que isso é uma cobrança ou um ultimato. Fale que você se sentiria melhor se o cara agisse de um jeito específico e o porquê disso, deixando que o homem pense a respeito e decida mudar por conta próprio e no seu tempo.
5. Nada está bom para você
Tentar agradar e nunca acertar é cansativo demais, não é mesmo? Pois o seu namorado pode estar se sentindo assim, caso você seja uma mulher difícil de agradar. E isso não vale apenas para gestos considerados grandes, como dar presentes. A dificuldade para te satisfazer pode ser mais frequente do que você imagina, ocorrendo nas coisas simples do dia-a-dia, como o ato de não ligar na hora certa.
Se você não analisar seu comportamento, pode ser que o seu amado se afaste ainda mais. Caso você tenha ouvido coisas to tipo “nada que eu faço está bom para você” ou tenha percebido decepção do cara por não conseguir te agradar, talvez você precise mudar sua postura, sendo mais receptiva e menos exigente.
Isso também ocorre com casais que estão só ficando, não necessariamente com quem já namora há um tempo. É natural se fazer de difícil para instigar o pretendente, mas se você bancar a impossível de agradar, nunca gostando das sugestões de encontros, por exemplo, o cara vai acabar desistindo de ficar tentando em vão, afinal, paciência tem limite.
6. Amor em excesso
Tudo que é demais faz mal, incluindo o amor. Na medida certa, esse sentimento deixa a vida de qualquer um muito melhor. Entretanto, há quem exagera na mão e acaba deixando a outra pessoa sufocada. O seu namorado ou ficante pode estar afastado justamente por isso. Então, reveja as suas ações para não agir mais como uma criança que não para de dar carinho a um filhote, chegando ao ponto de deixar a criatura sufocada.
Só para você ter uma noção de atitudes sufocantes comuns, basta pensar naqueles casais em que a namorada liga e manda mensagens a cada 10 minutos, seja para contar algo importante, para se declarar pela enésima vez no dia ou simplesmente para checar se o cara está vivo e lembra que ela existe.
7. Ciúme fora de controle
O último problema que vamos abordar é o ciúme fora de controle, que é capaz de colocar qualquer relação em risco. Não esqueça que você só irá empurrar seu amado para mais longe de você ao ter ciúmes sem motivos ou se as suas razões para se sentir assim não fizerem o menor sentido. Por isso, procure dominar o ciúme que você sente, afinal, ninguém gosta de não poder ter contato com outras pessoas porque qualquer gesto pode ser o estopim para uma crise de ciúme.
Fique de olho se você está pisando na bola em um desses pontos. É claro que não estamos dizendo que você tem que ser perfeita, ninguém é! Mas quanto menos desses motivos você der, maior a chance de ter um relacionamento feliz.