Muitas pessoas, quando estão em um relacionamento, acabam se deixando levar pela vontade do companheiro e deixar suas próprias vontades de lado para atender a necessidade do outro. Isso acontece porque muitas pessoas não conhecem seus próprios limites ou são muito inseguras com relação a este relacionamento.
Quem costuma mudar muito pelo outro, sempre tentando agradar o companheiro a todo o custo, acaba não conquistando um final feliz, porque não existe relacionamento que funcione quando somente um está satisfeito. Entretanto, depois que o relacionamento acabou e você está tentando se reaproximar do ex, pode ser que algumas mudanças em sua postura e comportamento sejam fundamentais para reconquistar o amado.
Se o fim do relacionamento foi motivado por algum tipo de postura sua que incomodava o ex, então você precisa seriamente repensar isso. Entretanto, você precisa levar em consideração algumas questões para conseguir definir quando e como mudar para agradar ao ex.
Por que mudar para agradar ao ex namorado
1. Saiba a hora de ceder. O ideal é que o amado te aceite jeito que é. Mas isso não significa que você não vai ter que ceder algumas vezes. Isso é muito positivo, porque lidar com posturas diferentes faz a gente se questionar e crescer. Nem que seja para encarar de vez que o namoro não dará certo.
Existem coisas em nossas vidas que são muito importantes para nós. Todos cultivamos hábitos ou maneiras de ser e agir que nos faz sentir satisfação pessoal. Pode ser: ler livros, ouvir música alta, andar de bicicleta, jogar vídeo game, assistir teatro, correr, nadar, trabalhar, estudar, viajar, dormir. São muitas as coisas que as pessoas gostam de fazer e a pergunta é: até que ponto vale a pena mudar para agradar meu parceiro?
2. Deixe clara a sua vontade. Fale também o que você quer. Assim ele te conhece melhor e as negociações entre vocês ficam mais fáceis. E, claro, nada disso precisa virar briga. Falar com jeitinho só aumenta suas chances de sucesso. Uma coisa que deve ficar bem claro em qualquer relacionamento é a manutenção de suas antigas amizades.
Não se afaste delas, porque elas estão entre as pessoas que mais te conhecem e podem dar ótimos conselhos. Então, apesar da tentação de ficar só com seu amor, cuide bem da sua relação com elas. Além de trocar ideias sobre seu namoro, elas vão te ajudar a lembrar que você é especial para muitas pessoas.
3. Conheça seus limites. Fique atenta aos seus sentimentos, lembre-se dos seus valores, pense no que te faz feliz. Assim fica mais fácil saber o que você quer e, com base nisso, saber como agir com o namorado.
Uma dica para se preservar é aproximar o amado do seu mundo. Por exemplo: ele fica com ciúme quando te vê com os amigos? Em vez de se afastar deles, leve o cara para conhecê-los.
Como saber o que mudar e o melhor momento?
Se você está pensando e mudar algumas posturas para conseguir agradar o ex e reconquistar seu coração, você precisa considerar, entre outras coisas, se essas mudanças envolvem coisas que são vitais para você, ou seja, você poderia ainda ser feliz sem essa coisa em sua vida.
Existem coisas que são importantes, mas que você pode até mesmo viver bem sem isso. Você também precisa levar em consideração se essa situação de mudança, hábito ou postura que precisa ser mudada, é algo prejudicial para você ou o amado, como dependência química, por exemplo.
– No caso das questões que iriam te fazer infeliz se você mudasse, isso jamais deve ser mudado por ninguém. Jamais tire da sua vida conscientemente coisas que são importante para você e fundamentais para sua felicidade. As chances de no futuro você considerar que esse sacrifício não valeu a pena são muito grandes e não tem ex ou grande amor que compense. Quando for esse o caso, prefira conversar com o amado, tente fazê-lo compreender porque isso é importante para você, de forma que a situação seja menos incômoda para vocês dois.
– No caso das mudanças que envolvem questões que são importantes, mas que você pode abrir mão, fique atento. Essa é aquela situação que pode ser mudada, mas ainda não quer dizer que deva. Essa é aquela situação onde uma mudança não necessariamente será uma catástrofe, mas, fique atenta, veja se de fato pode mudar isso mesmo. E se de fato a retirada desse hábito de sua vida não lhe fará falta. Essa é uma situação que precisa de reflexão.
– O último caso são as mudanças que você pode e até deveria realizar para melhorar sua vida como um todo e também agradar o ex. Essas mudanças, por mais medo que pode causar no começo, aposte que te fará muito bem. Você pode conversar com o amado sobre isso, pedindo a ele paciência e compreensão durante esse processo, declarando que você quer mudar, mas que precisa de tempo a apoio para conseguir colocar em prática essas mudanças.
Mas atenção: tome cuidado com isso. Você não deve se precipitar e mudar seu jeito de ser apenas para agradar o outro. Isso pode lhe ferir, além de dificultar a relação, por ser difícil sustentar algo do tipo. Não se violente, mas também não seja “teimosa”, se algo puder ser feito, faça; mas se for para torná-la infeliz, pare! não faça.
Depois de um tempo, é natural que relações passem por períodos difíceis. Com a correria do dia a dia, existe a possibilidade de haver uma redução na atração entre o casal, mesmo que as duas pessoas ainda se amem. Além disso, há casos em que algumas atitudes específicas funcionam como estopim para que o casamento esfrie.
Como começar a mudar?
1º. Reconheça seus erros. Por mais difícil que seja admitir seus erros, deixe o orgulho de lado e reconheça que você também contribuiu para que o seu casamento perdesse o gás. Peça perdão pelo sofrimento que você pode ter causado e não cometa os mesmos erros novamente. Além disso, procure a causa do principal problema entre vocês. Só assim a sua relação pode seguir em frente sem repetir dramas do passado. Se vocês brigavam muito porque a sua esposa não gostava do seu hábito de beber em público, por exemplo, pare ou reduza essa prática para que os dois eliminem, pouco a pouco, os empecilhos que atrapalham a felicidade do casal.
2º. Diálogo aberto. Muitos problemas de relacionamentos acontecem porque o canal de comunicação do casal não é eficiente. Isso não quer dizer que vocês precisam discutir a relação toda a semana, mas sempre que algo estiver estranho, é melhor conversar para tentar sanar o problema logo. Evite guardar o que você sente a sete chaves, deixando sempre para depois uma reclamação de alguma coisa incômoda.
3º. Nada de lamentação. A primeira coisa que você deve fazer é parar de se lamentar. Para que a sua mulher te veja como um novo homem, é preciso mostrar a ela que suas ações são diferentes. Por isso, coloque a mão na massa e não fique parado e acomodado, esperando uma solução cair de paraquedas em seu colo. Se você deseja reconquistar o amor da sua vida, é você quem deve dar o primeiro passo para que isso aconteça. Comece analisando a sua relação desde o princípio até o estado atual para compreender o que levou vocês ao ponto em que estão. Depois, faça uma lista de coisas que você pode tentar mudar para melhorar a convivência, como a postura diante de certos assuntos.
4º. Mude com cautela. Você pode até alterar alguns hábitos para agradar o amado, mas o seu jeito de ser dificilmente mudará. Caso seu parceiro deteste algo que você ama, avalie bem se vale a pena se sacrificar para agradá-lo. Se você vai se sentir infeliz abdicando de seus encontros semanais com as amigas, por exemplo, é melhor repensar sua decisão, pois numa relação saudável as duas pessoas devem estar satisfeitas.
Está mais confiante para reconquistar seu ex? Para tirar todas as dúvidas de uma vez por todas, faça o Teste da Reconquista e veja quais são suas chances com o seu amor!