Como esquecer o ex: Devo ou não tentar esquecer?

Quando uma pessoa passa pela nossa vida e se torna alguém realmente especial, ela jamais é esquecida. Ela pode não continuar presente no seu dia-a-dia, mas permanece na memória. Não existe uma ferramenta que apague nossas experiências passadas.

Muita gente que se decepciona nas empreitadas amorosas cria sentimentos ruins que misturam a tristeza, a raiva e o rancor, culpando a outra pessoa pelo fim do relacionamento. É daí que surge aquela vontade de esquecer o outro e tentar fingir que nada aconteceu. O que pode ser um erro!

Se seu namoro ou casamento acabou, a gente te ajuda a descobrir se você ainda gosta do seu ex e se vale a pena reatar. Tenha em mente que cada caso é particular e depende de você saber o que quer para então partir para a reconquista!

Ex é coisa do passado?

A primeira coisa que você deve reconhecer é se ainda sente algo pelo ex e se gostaria de estar com ele ou ela novamente. Existem sinais que indicam que você está a fim. Se você de alguma forma tenta encontrar o antigo relacionamento em lugares que costumavam ir, se fica incomodado quando tem notícias do ex, se ainda mantém hábitos da época em que não era solteiro e não se abre para conhecer gente nova, você possivelmente continua a gostar daquela pessoa.

Continuar a lembrar do outro e preservar algo bom destes sentimentos é normal. No caso de um término conturbado, passar por coisas ruins com estes sentimentos, é compreensível! Não se sinta sozinho ou perdido no mundo, acontece com todos. A chave para passar por este primeiro período e conseguir entender se você ainda está apaixonado e deve ir atrás do seu ex é só uma: paz de espírito.

Reconheça que uma relação envolve duas pessoas.

Quem não conhece um casal que termina e volta, mais conhecido como iô-iô? E aquelas pessoas com medo de assumir os relacionamentos publicamente? Deu para se identificar? Nesses casos (e em vários outros) não significa que não exista sentimento, pode ser uma questão de imaturidade. Quase todos os casais têm problemas e muitas vezes é possível lidar com isto. É necessário estar pronto para conversar e buscar meios de fortalecer a relação.

Mas se você está lendo isto, provavelmente não conseguiu manter seu relacionamento, certo? Dê uma caminhada, respire fundo, pense com calma. Tente se lembrar do que aconteceu e de como você se sentiu. Agora tente entender como o seu parceiro ou parceira passou por isso! Isto não vai ser claro de uma hora pra outra, mas com o tempo, você deve começar a entender que tanto as coisas boas quanto as ruins do seu relacionamento são fruto das personalidades, das ações e das emoções de duas pessoas, e não só de uma. Reconhecer isto permitirá que você olhe para si mesmo sem culpa, e enxergue seu companheiro com serenidade.

É a partir daí que você deve julgar se quer reatar sua relação. Agora que você entende melhor as suas razões e as da outra pessoa, se pergunte se vale a pena. Se chegar a conclusão que o motivo do fim foi bobo, ou algo que pode ser negociado, chame seu ex para uma conversa sincera. Exponha o que aconteceu, assuma a culpa daquilo que identificou como erros seus e ouça atentamente ao que ele tiver a dizer.

Por outro lado, pode ser que o motivo seja mais grave. Talvez uma diferença nos valores de vocês, na maneira de agir. Algo que você entende que não mudará e causará dor novamente no futuro. Nessa situação é melhor aceitar o término e procurar seguir com sua vida.

Você crê que o sentimento bom persiste apesar das dificuldades? Fique atento porque isto não é experiência para deixar só na lembrança! Temos que viver no presente e se é o amor que você busca, é hora de agir!

E agora, eu consigo reatar com o ex?

Você já aceitou que apagar alguém da memória não é possível, assim, cabe a você distinguir onde quer deixar seu ex: na memória ou ao seu lado. Se sua opção é voltar com seu amor, parta sem medo para a reconquista.

Reatar é possível, mas deve ser feito da maneira certa. Ter novamente a confiança e o carinho de uma pessoa que se ama, não tem preço! É muito importante saber reconquistar e investir de verdade em uma relação, pois só assim as coisas vão funcionar. Não desista de ser mais feliz, amar e ser amado plenamente!

por Vinícius Santucci

Deixe um Comentário