Como lidar com quem não supera o fim da relação

 

No que se refere a relacionamentos, os términos são os momentos mais difíceis de se lidar. O fim de uma relação nunca é fácil, especialmente se for um envolvimento de anos, como namoro sério, noivado ou mesmo casamento. Os problemas podem mudar de um relacionamento para outro, mas as dificuldades do rompimento envolvem geralmente o sentimento de rejeição, superação de uma traição e principalmente a aceitação de quem não queria o término da relação.

Confira como estão suas chances com o ex fazendo  o Teste da Reconquista antes de prosseguir!

É difícil encontrar a melhor forma de lidar com quem não supera o fim da relação. Isso porque se um dos lados não aceita o fim do relacionamento, costuma fazer de tudo para voltar e pode até se tornar obsessivo, transtornado, agindo com ansiedade e compulsão, na pior das hipóteses.

É comum ver casos mais graves resultantes desse tipo de comportamento, em matérias divulgadas em jornais, sites, revistas e até mesmo nas novelas. Ex-namorados que não aceitam o fim do relacionamento podem chegar a interferir até mesmo nos seus relacionamentos futuros, perseguindo você e também o novo gato com quem você está se relacionando.

Normalmente, uma pessoa consegue lidar com a perda sem manifestações altamente neuróticas, como as exibidas por ex-namorados perseguidores. Na atualidade, não foram ainda decifradas as principais causas que originam o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), no entanto parece ser justamente a ansiedade, o baixo limite a frustração e uma perene situação de estresse, as mesmas características apresentadas por pessoas com esse perfil perseguidor.

Uma mistura perigosa ainda pode acontecer se além de compulsão e agressividade, o seu ex-namorado apresentar também sinais de possessividade. Em primeiro lugar, você deve sempre tentar manter um diálogo franco com o ex, na tentativa de resolver a situação de maneira amigável.

Se isso não for possível, confira algumas dicas de como agir se estiver enfrentando uma situação parecida:

O que fazer quando o ex não supera o fim da relação

  1. Ele te persegue no trabalho. Se ele ligar, atenda uma vez e peça para ele não ligar mais. Caso ele não atenda seu pedido e apareça por lá ainda sim, avise os colegas e o chefe sobre a situação. Uma dica bacana: mande um e-mail para ele dizendo que esse comportamento atrapalha seu trabalho. Você pode usar esse e-mail como prova caso ache que seu emprego corre riscos e precise procurar um advogado.
  2. Vocês têm os mesmos amigos em comum. Não perca o contato, apenas evite por enquanto saídas com esses amigos, opte por dar um tempo, ao menos até as coisas estarem mais claras.
  3. Ele te cobra satisfações. Não caia nas provocações que poderão ser frequentes, evite esse tipo de conversa.
  4. Ele te procura demais por todos os meios de comunicação e isso incomoda. Explique a situação novamente, diga que ele deve seguir em frente e que não irá mais atende-lo. Nada de encontros, última conversa, aplicativos, redes sociais ou qualquer coisa que mantenha ou dê algum tipo de esperança a ele, se necessário bloqueie.
  5. Você está ficando desestabilizada emocionalmente. Procure ajuda, se possível fale com sua psicóloga, converse com sua família sobre como agir.

Pode parecer simples seguir cada um com sua vida após o fim de um relacionamento, mas em muitos casos o ex pode aparecer correndo de volta, implorando para que você dê a ele uma nova chance.

Pior, ele pode passar a vasculhar sua vida na internet, tentando manter contato com seus amigos e familiares. Mas como fazer para conseguir se livrar dessa perseguição e a pessoa se convencer que não tem mais chance de voltar o relacionamento entre vocês?

1º. Você precisa definitivamente excluí-lo da sua vida em todos os aspectos. Pode excluir ele do Facebook, bloquear o Twitter e qualquer outro contato virtual. A atitude pode parecer um pouco exagerada, mas as redes sociais ajudam a descobrir várias coisas sobre sua vida e arranjar motivos para o ex vir atrás.

Muitas vezes ficamos com dó do antigo companheiro, já que por um período ele foi alguém especial na nossa vida. Porém, alguns homens precisam ser boicotados de vez pra perceberem que você não quer mais nada com eles.

2º. Seja firme nas respostas quando ele tentar entrar em contato. Se ele vier atrás de você, te ligar, ou resolver ir até a sua casa conversar, não dê sinais de que está amolecendo, seja firme! Fale tudo pra ele, sem medo. Diga que não quer mais namorar e explique mais uma vez o porquê de ter terminado o relacionamento.

O ex pode continuar cheio de dúvidas e insistir num retorno forçado se ele não compreender claramente qual foi o problema que terminou com a relação. Explique com paciência o motivo pelo qual o relacionamento não tem mais volta, mas não se deixe levar por qualquer pedido de desculpa ou promessa de mudança, se você estiver determinada a seguir com sua vida sem a presença dele.

3º. Arrume outra pessoa. A situação pode parecer meio chata, porém se o ex insistir demais, mesmo depois de você já ter feito tudo pra ele se afastar, peça para um amigo desfilar com você na frente dele. Quem sabe vendo você com outro ele não desencana e parte pra outra?

Mesmo que ele fique triste, isso vai passar e ele terá chances de conhecer outras garotas que queiram algo sério com ele. Algumas pessoas só aprendem quando veem com seus próprios olhos. O choque pode ser forte, mas pode ser o que ele precisa para seguir em frente. Chatear o ex não é legal, mas se ele for insistente e não quiser aceitar que você seguiu em frente, a melhor maneira é sumir.

4º. Peça ajuda de suas amigas. Pode acontece dele ir atrás das suas amigas para saber sobre você ou até se aproximar delas pra poder ficar mais perto do seu grupinho. Oriente suas amigas para ficarem longe e não deixarem-no se intrometer.

Se elas forem amigas de verdade, vão entender e ficar do seu lado. Senão, fique atenta: elas podem estar interessadas nele ou com muita dó do ex-namorado. Explique tudo certinho e se afaste. Não é bom dar corda para quem está magoado.

5º. Não se esqueça que ele está sofrendo. A pior coisa que você pode fazer é maltratar. Além de ser cruel, isso pode dar a ele a ideia de um desafio, uma missão de te reconquistar. Por isso, não dê a ele essa chance. É natural do ser humano que ao ser contrariado, ou perder algo contra nossa vontade, fazermos de tudo para recuperar o que se tinha antes. Isso porque o desafio é uma situação em que saímos de nossa zona de conforto, perdemos aquela rotina.

A dica mais importante é você evitar tratar mal o ex,humilhá-lo ou mesmo discutir, jogando na cara dele os problemas e erros que foram cometidos para causar o fim do relacionamento. Apenas de maneira gentil deixe claro que você não tem interesse em manter o namoro.

Mantenha uma distância segura, um dos grandes erros é terminar com a pessoa e ainda continuar frequentando os mesmos lugares que ela no início. Isso deixa o coração aquecido e faz com que ele sinta ciúmes. Não ligue pra perguntar se ele está bem, por que isso dá esperanças. O melhor a fazer é apenas desaparecer sem dizer nada.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.