Autoestima é basicamente gostar de si mesmo. Ou seja, se aceitar no que é, em suas potencialidades, no seu jeito de ser. Este conceito está ligado também ao ato de se autocuidar. Às vezes percebemos que muitas pessoas que costumam ter o discurso de que se aceitam como são acabam estacionando no seu desenvolvimento pessoal, e tem uma atitude equivocada em relação à autoestima. Buscar o melhor pra si sempre é ter autoestima. Buscar as melhores companhias, os melhores relacionamentos amorosos, a melhor forma de ser e estar na vida, isso é autoestima. Por isso é tão importante aprender como melhorar a autoestima antes de reatar com a ex namorada.
Como escolher a melhor parceira?
Índice de conteúdo:
A princípio, escolhemos as pessoas por identificar nelas alguma coisa que a gente precisa ou valoriza. Por exemplo, uma pessoa de bom caráter, a gente sempre quer por perto. Uma pessoa simpática, enfim… São jeito e formas de ser que a sociedade e particularmente, as pessoas valorizam. No segundo momento, percebemos que não é bem assim. Pessoas, como eu e como você tem outras necessidades e valores e isso pode entrar em choque com aquilo que você quer dela. As vezes EU quero reconciliação porque acho que formamos um bonito casal, mas para outra pessoa isso não basta. Escolher e ser escolhido são o maior desejo das pessoas. É a mesma coisa que amar e ser amado, todos desejamos profundamente isso. Mas as relações são complexas e quando o par perfeito acontece, é quase notícia nacional. No entanto, no decorrer desse artigo vamos falar um pouco sobre algumas dicas de autoestima para que você possa melhorar suas escolhas.
Aprenda como melhorar a autoestima antes de reatar com a ex
Saber o que é bom pra você, a principio só você sabe. Algumas vezes estamos tão desconectadas com as coisas que passam dentro de nós, que perdemos a referência do que é bom pra gente. Às vezes precisamos de amigos, profissionais, família que nos ajudem a enxergar coisas que não enxergamos que precisamos. Não é raro pessoas chegarem ao fundo do poço em relação ao autocuidado por não enxergarem o que estão fazendo consigo mesmas. Precisam de ajuda urgente.
Na rotina da vida nos envolvemos com trabalho, família, amigos, desejos e vamos focando para questões de sobrevivência, por exemplo, e nos esquecemos de verificar se o que estamos fazendo é realmente bom pra gente. Neste momento, o melhor é parar e perguntar: o que estou fazendo comigo? Que tipo de ganho estou tendo com o que faço? A balança entre dar e receber está equilibrada ou está pendendo mais para o lado dos outros do que para seu lado? Estou feliz com o que estou fazendo? Muitas outras perguntas você pode fazer pra si mesmo e procurar estabelecer um padrão saudável de relações pra você. Por isso a autoestima é pessoal. O que é bom para você pode não ser bom para mim. Um ótimo critério é o quanto você está sendo feliz e produzindo felicidade.
Qual a relação entre felicidade e autoestima?
A relação é direta! Estima é o quanto você tem apreço por si mesma. Só conseguem ser felizes pessoas que tem autoestima. Que conseguem administrar seus talentos e fracassos numa boa… Negar desejos, não conseguir ser feliz, geralmente é fonte de tristeza e desequilíbrios emocionais. Contudo nossa vontade enorme de ficar com alguém, de reatar com a ex pode estar pautada em uma necessidade descontrolada, as vezes fantasiosa. É muito comum encontrar por aí pessoas que dizem assim: “só serei feliz se estiver ao lado dela”. Perdem o senso do cuidado entrando em relacionamentos perigosos onde até situações de agressão física e verbal são extremas. Tenho certeza que você conhece casos de pessoas que ficam em relacionamentos “por amor”, mesmo apanhando, mesmo sendo agredidas verbalmente todos os dias (essa situação é bastante comum particularmente entre as mulheres).
Ficar em um relacionamento onde o sofrimento é constante, onde há insegurança, onde não há projeto de vida é muito ruim. Perdemos a esperança e vitalidade quando isso passa a ser uma constante em nossa vida e nos agarramos no que tiver pela frente (e acredite, pode ter coisa bem pior). Quando quero voltar para um relacionamento é porque faz algum sentido para mim, só precisamos saber se esse sentido lhe faz bem, te deixa feliz, te trás segurança, te trás cuidados. Diferente disso, temos que cuidar porque podemos embarcar em barco furado.
Quando estou pronto para voltar?
Quando você souber separar as coisas. Quando souber por que a separação aconteceu e o porquê de querer voltar. Às vezes ficar sozinho em seu canto por um tempo é mais saudável do que voltar para um relacionamento. Então… Vale mesmo à pena lutar para reconquistar sua ex? Se a resposta for sim, encha-se de coragem e parta para a mudança.
Há um ditado (e não é Chinês) que diz: “o que tá dentro a gente vê quando transborda”. Com a tristeza é assim, com a alegria é assim, com a saudade é assim, com o conhecimento é assim… Quando você está muito feliz, você quer expressar essa felicidade, quer falar o quanto ta feliz, e assim vai. Nosso visual começa a ser elaborado dentro da gente, sabia? As coisas vão acontecendo, se organizando, você toma coragem e… Quer comprar uma blusa nova, um sapato, já se imagina com uma roupa diferente, um visual novo… Vai remodelando sua aparência. Nunca vi uma pessoa de baixa autoestima animada com a vida, com sua aparência e seus projetos. Ao contrário. Longe de dizer que autoestima é gastar/consumir ou comprar roupas caras. Mas sem duvidas é se dar presentes porque você merece. Visitar alguém, ir ao cinema, refaz amizades e, porque não, reatar com seu grande amor?
Podemos dizer que a reconciliação é consequência desse processo todo de se revitalizar. Se você chegar à conclusão de que reatar com a ex faz parte do processo de resgate da felicidade é muito provável que essa busca aconteça, sempre lembrando que a reconciliação é um ato que se faz a dois, ninguém pode reatar um relacionamento sozinho, as duas partes precisam querer. Então tenha em sua expectativa quando for procurar o amor, que pode se frustrar, mas continuará a viver!
E aí, pronto para ser feliz?