É normal que quando alguém decide trazer de volta a pessoa amada para a sua vida se questione sobre qual o momento ideal para a reconquista. Esse ponto, aliás, é muito relevante para o sucesso da conquista, sendo que o primeiro ponto é não ter pressa. Existem ocasiões em que por mais que a falta do amor seja grande é preciso saber como lidar com os momentos de solidão para não colocar tudo a perder.
De acordo com os fatores que estiveram presentes no fim de uma relação se faz necessário que a pessoa espere mais ou menos tempo para iniciar com tudo a sua reconquista. Porém, se isso for feito antes que passa o tempo necessário, pode ser uma atitude precipitada que não vai ajudar em nada para que o seu amor volte a estar presente em sua vida.
Em geral, a espera se deve por causa das mágoas que foram ocasionadas no término da relação. Assim, é preciso que as feridas da pessoa amada estejam cicatrizadas, senão, ela pode ainda estar magoada e não estar aberta as suas investidas de reconquista. Mesmo que o outro ainda o ame muito, o seu orgulho pode ser maior e desprezar você vai ser o seu instinto quando você tentar se aproximar novamente.
Por outro lado, também não é aconselhável esperar uma eternidade para reconquistar ex, pois se deixar que muito tempo passe, o outro pode nem mais lembrar que você existe. O seu sentimento estará fraco, podendo estar mesmo com outra pessoa.
Assim, é necessário partir para a reconquista quando o amor ainda está vivo, mas não desgastado pela magoa. Ou seja, para tudo existe um tempo e você deve ter a sensibilidade necessária para perceber quando é o momento ideal para a reconquista.
Quando você magoou o seu amor
Quando foi você quem magoou a pessoa amada, deu o fora nela e disse que nunca mais queria vê-la, é preciso dar um tempo antes de iniciar a reconquista. Por mais que você tenha se arrependido, é melhor aguardar um pouco, pois se voltar atrás é bem provável que a outra pessoa vá ignorar você, pois está magoada.
Para ter uma ideia de que tempo é isse, é preciso avaliar se a sua ex ou o seu ex ficou muito, um pouco ou bem pouco triste com a sua atitude. Quanto maior for a mágoa maior deve ser o tempo que você deve esperar. Esse tempo pode variar de uma semana a um mês. Como você deve conhecer a outra pessoa, é provável que tenha uma ideia de quanto tempo ela leva para esquecer o que a entristece, assim, saberá com mais exatidão o tempo a esperar.
Esse tempo também é importante para você mesmo pensar na sua situação. Avalie o motivo que fez você terminar a relação e pense bem se é isso o que deseja de verdade: reatar o relacionamento. O outro não é um brinquedo seu, tem seus sentimentos e emoções, por isso, não pode brincar com o que ele sente, terminando e querendo reatar depois a todo o momento.
Se você quiser voltar e a outra pessoa aceitar e depois terminar de novo, pode fazer um inimigo ou uma inimiga para o resto da sua vida. Além disso, durante esse período de espera, você e o seu amor terão o tempo necessário para colocar os pensamentos no lugar, avaliar melhor tudo o que vocês viveram e entender o que realmente querem para suas respectivas vidas.
Quando você foi magoado pelo seu amor
Quando quem saiu magoada ou magoado do relacionamento foi você, antes de correr atrás do seu amor, é preciso avaliar friamente se ele merece você de verdade. Por que você levou um pé na bunda? Quais foram as circunstâncias? Claro que nem sempre quem dá o fora é o “culpado”, mas quem leva o fora deve pensar se vale a pena investir na reconquista.
É preciso esclarecer dois pontos antes de prosseguir. Quando falo friamente, é que você deve colocar a sua cabeça para funcionar e não pensar apenas com o coração. A mente, entretanto, não pode pensar sozinha, sem levar em consideração os seus sentimentos. É preciso tomar uma decisão equilibrada, o que nem é sempre fácil, dependendo o jeito de ser de cada pessoa.
Já quanto ao culpado, é bom lembrar que no fim de uma relação não existem culpados, mas o término em si pode ter sido desencadeado pela ação de um dos dois. Em geral, namoros e romances terminam por uma série de atitudes de ambas as partes. Enfim, o importante é colocar tudo na balança e avaliar os pós e os contras de investir na reconquista.
Se, portanto, foi você quem levou o fora, é bom que não espere muito para tentar conquistar a pessoa amada de novo, a não ser que a pessoa que deu o fora esteja muito magoada. Nesse caso, dê ao menos uma semana para lutar pelo seu amor. Além disso, se você foi a pessoa que saiu magoada da relação e é quem deseja reconquistar ex, é preciso que você já tenha as suas feridas curadas.
Se investir na reconquista com o coração cheio de ressentimentos dificilmente conseguirá o que deseja. É preciso estar em paz consigo e ter perdoado ex, isso não significa passar uma borracha em cima do que aconteceu, o passado sempre serve como ensinamento, porém, ele não precisa ser remoído.
Quando reconquistar um amor
Além de levar em consideração a hora ideal para a reconquista, quanto tempo se deve esperar para então entrar nas investidas com tudo, é preciso também que a pessoa faça uma avaliação interna e que só tome a decisão quando estiver preparada. Algumas dicas, como as apresentadas anteriormente, podem colaborar no sentido de oferecer uma visão de espaço-tempo, porém, o momento ideal para reconquistar amor é diferente para cada um.
É importante lembrar, ainda, que as reconquistas podem ocorrer a qualquer tempo, mesmo um amor de anos atrás é possível ter de volta. Muitas vezes, um casal se separa para se reencontrar após até mesmo décadas. O fundamental é apenas dar aquele tempo necessário para as mágoas se evaporarem e o coração se assentar no seu lugar.
Você até pode desejar ter o seu amor de volta, mas avaliar que você mesmo não está preparado para uma relação séria e que o melhor, portanto, é esperar mais. Se essa é a sua decisão, deve segui-la, por outro lado, você deve saber que quando decide por isso pode não ter a pessoa que ama disponível quando quiser ficar com ela de novo.
Também é preciso saber que tipo de relação você está preparado para ter com o seu amor, apenas um romance, um namoro, uma amizade? Duas pessoas não precisam seguir uma relação padrão, como a maioria das pessoas. Desde que o casal esteja de bem consigo mesmo, conforme o estilo de vida de cada um é possível reconfigurar a sua relação como melhor convir aos dois.
Por fim, cabe dizer que, embora não se deve sentar e ficar a espera de milagres, muitas vezes o “universo conspira a nosso favor”. Ou seja, é mais adequado, em certas ocasiões, dar tempo ao tempo e ver o que acontece do que se precipitar ao tomar decisões que, na realidade, podem esperar um pouco mais. Assim, quando você perceber pode reconquistar a pessoa amada de forma mais fluída e natural do que jamais imaginou.