Você já deve ter ouvido aquele papo sobre os opostos se atraírem e, por mais que algumas pessoas duvidem, é verdade. Embora que, para que um casal consiga conviver com tranquilidade é preciso uma dose de pontos em comuns, algumas divergências não serão motivo de fim de relacionamento… Isto é, se você souber lidar com elas! Garantir o sucesso na relação quando vocês dois discordam em tudo é mais difícil se você e ele insistirem em dar muita importância para cada discussão, desrespeitando a opinião e o valor do outro para apenas provar que está certa.
Imagine que você e o seu namorado ou marido sempre concordem em tudo, gostem sempre das mesmas coisas, não existam diferenças entre vocês, pode parece o paraíso. Entretanto, na realidade, não se trata de paraíso, o que parece perfeito em pouco tempo pode ficar muito chato isso sim. Com isso, não quero dizer que um casal deva estar sempre discordando, em pé de guerra, como se costuma dizer.
Por outro lado, é preciso entender que não é só possível ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões como também é muito importante. Com um casal que pense diferente, mas que saiba se respeitar, as chances de amadurecimento e crescimento pessoal são imensas.
Isso acontece porque se você e o seu namorado ou marido pensam diferente, é possível ver os assuntos por uma perspectiva distinta da qual você está acostumada a encarar determinados temas. Claro que para que isso aconteça de verdade, é preciso muito respeito com a opinião alheia, saber ouvir e não querer dar uma de “dona da verdade”. Pessoas teimosas, homens e mulheres, têm aos montes, sendo essa a oportunidade de trabalhar essa característica que pode atrapalhar em muito as relações interpessoais, não apenas as amorosas, como as profissionais, amizades e mesmo dentro do círculo familiar.
Portanto, com uma dose de paciência e prudência, é possível ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões, aproveitando essa oportunidade de crescimento e vivendo uma linda história de amor com o homem que você ama.
Sucesso no relacionamento depende de afinidade?
É bem provável que entre as suas amizades, na faculdade, no trabalho, dentro de casa e nos demais grupos do qual você participa você se relaciona com pessoas que tenham ideias convergentes com as suas, não é mesmo? Por isso, não é de se estranhar se você começar um relacionamento amoroso com um cara que pense diferente de você, ao menos em alguns aspectos.
Pode ser que você se apaixone, inclusive, por alguém que com quem tenha uma grande diferença de opinião, nos mais variados assuntos. Nesse caso, é bem possível que a atração sexual de vocês seja muito mais forte do que a atração intelectual, pois é provável que não tenham sido os pontos em comuns que aproximaram vocês.
Certo ou errado, isso não existe, mas para que exista sucesso no relacionamento com diferença de opiniões será preciso mais do que atração sexual. Cabe a você, bem como ao seu amor, saber conviver um com o outro, mesmo discordando. Além disso, dependendo dos assuntos nos quais um casal discorda pode ser mais fácil ou mais difícil essa convivência.
Digamos que o seu namorado tenha uma visão machista da atuação da mulher na sociedade. Isso é um exemplo de como pode ser difícil para uma mulher manter uma relação com um homem que tenha opiniões diferentes, pois se o cara pensa assim e age de acordo com os seus pensamentos será machista e terá atitudes que prejudicarão a relação.
Mesmo assim, é possível ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões? Isso vai depender de você, se você ama esse homem, sabe que ele tem essas ideias machistas devido a sua família, por exemplo, mas que se mostra favorável à mudança, há uma perspectiva de que as coisas deem certo para vocês. Mas se ele se mostra relutante em encarar as coisas diferentes e você está insatisfeita com isso, as chances de sucesso no relacionamento com diferença de opiniões são reduzidas. Além disso, o que ele pensa deve estar prejudicando o seu bem-estar, ainda mais se ele não apenas pensa, mas também age como machista.
Como ter harmonia com seu amor
Existem outros assuntos que podem ser mais fáceis de trabalhar com o seu namorado e conseguir ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões, tudo vai depender do peso que você coloca em cada coisa na sua vida. Se vocês pensam sobre política de forma diferente, por exemplo, mas ao mesmo tempo não dão muita importância ao assunto, é possível conviver em harmonia.
No entanto, se vocês estão engajados politicamente e cada um está de um lado oposto, a coisa pode se complicar, por isso, além de saber como ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões, é preciso avaliar se vale a pena estar com alguém tão diferente de você. Mas além desse tema, religião e esportes, os quais costumam mais causar convergências de opinião na sociedade, existem muitas outras coisas nas quais vocês podem discordar e que possuem menos preocupações.
Um bom exemplo é quando você é do tipo, por exemplo, que gosta de passear em meio à natureza, acampar, fazer trilhas, ter uma vida mais saudável, etc, e o seu namorado é do tipo totalmente ao contrário, que detesta até mesmo caminhar de pé descaço na grama e só come aquilo que você considera porcarias.
É possível sim ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões, mas para que isso seja possível, você vai ter que ou aceitar o jeito dele e não interferir – o que pode esbarrar em alguns problemas básicos no dia a dia – como: onde serão as férias no casal? Ou com paciência mostrar quais são os motivos que a levaram a escolher essa forma de encarar a vida e tentar convencê-lo.
É possível ter sucesso no relacionamento com diferença de opiniões
Mesmo quando você ou seu marido possuem diferenças de opiniões que você sabe que não vão mudar e que assim continuará se você quiser continuar com ele é possível ter sucesso na relação. Nesse caso, uma dose maior de respeito você terá que ter com ele e vice-versa, além daquele espaço que todo mundo precisa para tomar as suas próprias decisões e fazer o que acha melhor.
Um casal para estar em uma relação saudável não precisa estar junto a todo o instante e nesse momento em que estão separados podem sem prejuízo do relacionamento atuar naquilo que gostem mesmo sem a companhia do outro. No entanto, para que exista companheirismo, um dos principais ingredientes para uma relação duradoura de sucesso, é preciso que em alguma coisa você e o seu parceiro combinem, ou aprendam juntos a fazer algo que ambos apreciem.
Além de tantos assuntos relevantes, existem muitos casais que divergem na opinião quanto a temas mais banais, do dia a dia, e que por isso se incomodam muito. Quando isso ocorre, é preciso que você e o seu marido ou namorado avalie bem o caso, pois alguns assuntos, muitas vezes, ganham relevância acima da importância que têm, desgastando o relacionamento de modo desnecessário.
Já quando o tema que gera discordância entre vocês é relevante, o primeiro passo quando os problemas por causa disso aparecem é sentar e conversar, nada melhor do que o diálogo para resolver esse tipo de questão. Como se diz, conversando tudo se resolve, mas desde que vocês saibam ouvir um ao outro e que não queiram mudar o jeito de seu do seu amor.