Programado ou não, o aparecimento dos filhos durante um relacionamento pode ser encarado de formas diversas. Dependendo de como estão as coisas com o seu namorado ou marido, engravidar pode ser a realização de um grande sonho de vocês ou de apenas um dos dois. Há também os casais que programam a gravidez para que ela ocorra na hora certa e os que são surpreendidos com a notícia. Independente da situação, é importante saber como ter sucesso no relacionamento com uma gravidez.
Claro que se você está preocupada com isso, possivelmente é porque ou a chegada do bebê não estava prevista ou porque, justamente agora que você realizou o seu sonho de ser mãe, o seu relacionamento amoroso está passando por problemas.
Espero que a sua situação não esteja na terceira categoria, ou seja, no caso de a gravidez ter sido a sua ideia de plano para reconquistar o seu amor e fortalecer a relação em meio a uma crise. Em geral, quando uma mulher pensa que um filho pode resolver a situação do casal, ela erra feio, mas mesmo assim, é possível dar a volta por cima e aprender a como ter sucesso no relacionamento com uma gravidez.
Também é possível que você simplesmente esteja nervosa com esse novo momento da sua vida. É comum que em primeiras gestações, em que se é mamãe de primeira viagem e mesmo estando tudo bem entre você e o seu parceiro, ainda existe aquele medo do futuro. Eu garanto que não tem por que se preocupar. As cosias devem acontecer naturalmente a partir da descoberta da gravidez. Se você e o cara sempre quiseram ter um filho, esse é o momento para curtirem juntos a realização desse sonho.
Por outro lado, situações inesperadas, como uma gravidez imprevista, exigem mais planejamento, exatamente aquele planejamento que não foi feito anteriormente. Você tem que ser prática e pensar em como serão os próximos nove meses. Talvez algum plano para o ano deva ser deixado de lado, como trocar de emprego, fazer uma mudança de casa ou mudar para outra cidade, por exemplo. Claro que você não deve parar a sua vida, pois gravidez não é doença, mas agora é o momento de pensar no que é melhor para o seu filho, tentando ser uma mãe relaxada desde o começo.
Como ter sucesso no relacionamento com uma gravidez
Quando uma gravidez não é planejada e pega você de surpresa, é preciso compartilhar a notícia o quanto antes com o seu namorado ou marido, pois ter o apoio dele desde o princípio é fundamental. Mesmo que vocês não estejam na melhor fase da sua relação amorosa, não é indicado esconder do cara essa informação, o que pode simplesmente prejudicar ainda mais o clima entre vocês, já que ele pode se sentir mal ao perceber que foi privado de saber que se tornará pai.
Você pode dividir essa informação com amigas e familiares, mas antes, conte ao seu parceiro, já que é ele quem vai estar ao seu lado nos próximos nove meses e deve se sentir parte integrante disso desde o começo. Mesmo que vocês estejam separados, é preciso que o pai da criança seja o primeiro a saber, mesmo que você saiba que vai ter que encarar essa gravidez sozinha, no caso de você avaliar que isso é o melhor para você ou seu filho, ou no caso de haver outros fatores que influenciem essa decisão.
Depois que a notícia já se espalhou, está na hora de você começar com os preparativos para a chegada do bebê. É preciso pensar onde será o cantinho do seu filho, se onde você mora será feito alguma modificação em prol do bem-estar da criança, bem como reunir o enxoval, prever quando você poderá sair do trabalho, caso esteja contratada formalmente, entre outros cuidados básicos.
Para garantir o sucesso no relacionamento com uma gravidez, você deve sempre incluir o seu parceiro na hora de tomar decisões. Mesmo que ele não mostre iniciativa em fazer isso, você deve chamá-lo para decidir qualquer coisa junto com você. Conforme a situação em que vocês se encontram, o desligamento do seu amor pode não ser proposital, pois se a notícia foi uma grande surpresa, ele pode estar apenas atordoado ainda com tudo isso ou mesmo pensando a longo prazo, considerando os gastos extras, a compra de uma casa maior, a privação de horas de sono, etc.
Então, mesmo que você ache que o seu parceiro não esteja muito animado com a sua gravidez, não tire conclusões precipitadas, visto que ele pode estar apenas nervoso e ansioso com o fato de ser tornar pai repentinamente.
Dicas para ter sucesso no relacionamento com uma gravidez
Até os casais que estão muito bem na relação e que planejaram a gravidez há bastante tempo podem encontrar algumas dificuldades nessa hora. No entanto, é normal ficar perdido até certo ponto, já que uma gestação pode mudar muito a vida de um casal. Pode-se começara economizar mais, pensar mais no futuro, sair para se divertir menos, ver menos os amigos, até porque vai chegar um momento em que o descanso será imprescindível.
Embora tudo isso possa mexer com a normalidade de suas vidas, você não pode deixar de lado o seu parceiro, no sentido de manter a relação em alta, animada, descontraída e com muita sedução. A gravidez não é um empecilho para o sexo, noites de muito amor, jantares românticos, passeios, etc. Em geral, mulheres que engravidam ficam mais bonitas e radiantes. Logo, aproveite esse momento para mostrar todo o seu poder de sedução ao homem que ama.
Embora também ocorra o aumento de peso, acne, oleosidade na pele, dores pelo corpo, inchaço, enjoos e outros sintomas mais característicos de alguns períodos da gestação, não deixe isso desanimá-la, afinal, trata-se de uma situação passageira. É natural que o seu corpo mude. Por isso, não há razão para preocupação.
Mais dicas para ter sucesso no relacionamento com uma gravidez
Não há como negar que uma gravidez também conta com efeitos colaterais, como a falta de tempo, cansaço, responsabilidade, etc. Mas isso tudo deve ser superado. Portanto, é importante planejar a chegada de um filho: se mesmo planejando, as mudanças são imensas, sem planejar pode parecer algo impossível de lidar.
Mas depois que o primeiro susto da notícia passa, é necessário arregaçar as mangas e começar a organizar a mente e a casa. Todos os cuidados que tanto você como o seu parceiro devem ter para manter o sucesso ou para resgatar o seu relacionamento com uma gravidez devem ser levados para depois do nascimento.
Se você identificou algum problema na sua relação durante a gestação, se ele não for resolvido, é possível que se prolongue para depois do nascimento do bebê, podendo se transformar em algo maior. Por isso, com jeito e muita conversa, não deixe de resolver as pendências antes que uma simples coisinha se torne uma bola de neve.
Mesmo quando você e o seu parceiro têm tudo sob controle, não há como desconsiderar as influências externas. Por mais que os avós da criança queiram tanto o bem do bebê quanto você, eles podem acabar atrapalhando em alguns momentos, mesmo quando o intuito é ajudar. Isso também é normal. Porém, você não deve deixar que a situação saia de controle. O mesmo funciona com outros parentes e até com os seus amigos, que talvez queiram dar pitaco em tudo. Mais uma vez, isso é normal, contanto que não atrapalhe a vida do casal.